Knowledge Base da 3GNTW
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Navegar por categoria:
Glossário | Contacto

Glossário
AJAX
AJAX (acrónimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias fornecidas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interactivas com o utilizador, utilizando solicitações assíncronas a informações. Para mais informações ver http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_%28programa%C3%A7%C3%A3o%29.
Annex A
ADSL sobre linhas analógicas.
Annex B
ADSL sobre acessos básicos RDIS.
BRI
Basic Rate Interface - Acesso básico RDIS, suportando 2 canais B (para transferência de voz, fax ou dados) e 1 canal D, (para sinalização). Os acessos básicos RDIS podem ser MP (multiponto) ou P2P (ponto a ponto): Os acessos multiponto são habitualmente fornecidos para instalações residenciais, onde são ligados equipamentos terminais, como telefones ou faxes. A este tipo de acessos são normalmente associados 3 números (MSN's), mas podem ser pedidos até 8 MSN's. Os acessos ponto a ponto podem ser agregados, para garantirem busca automática, e podem ser-lhe associados um número infinito de números (DDI's). No entanto, requerem equipamento empresarial, (tipicamente centrais telefónicas), pois a maioria dos telefones e faxes não suporta este tipo de acesso RDIS.
BRI MP
Acesso básico RDIS multiponto (ver BRI).
BRI P2P
Acesso básico RDIS ponto a ponto (ver BRI).
busca automática
Capacidade de "busca por um canal livre", tipicamente associada aos interfaces básicos RDIS ponto a ponto: cada interface BRI suporta 2 canais de comunicação em simultâneo, e podem ser agregados vários interfaces BRI. Assim, é possível ter mais que 2 chamadas a decorrer ao mesmo tempo, pois a terceira chamada, e as seguintes, "buscam" por um canal livre.
codec
Um codec (codificador/descodificador) é um algoritmo que permite a conversação de voz e/ou vídeo da forma analógica para a forma digital, e vice-versa. Em particular, no caso do VoIP, o codec permite transformar as ondas sonoras (voz) em sinais digitais, de modo a serem transmitidos sobre a Internet. Para mais informações ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Codec.
IMAP
Internet Message Access Protocol - Protocolo para consulta e gestão de correio electrónico, superior ao POP. As grandes vantagens são a capacidade de manter as mensagens no servidor, (ficando assim acessíveis a partir de qualquer localização), organizá-las em pastas e partilhá-las por vários utilizadores. É também possível gerir e partilhar mensagens especiais, como "contactos", "eventos", "tarefas" e "contactos". Para mais informações consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imap.
IMAP4
Última versão do protocolo IMAP, para gestão de correio electrónico. Ver IMAP.
ISDN
Integrated Services Digital Network - Ver RDIS.
POP
Post Office Protocol - Protocolo para consulta de correio electrónico. Foi substituído pelo protocolo IMAP, que adicionou muitas funcionalidades interessantes. Para mais informações consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Post_Office_Protocol.
POP3
Última versão do protocolo POP, para consulta de correio electrónico. Ver POP.
PRI
Primary Rate Interface - Acesso primário RDIS, suportando 30 canais para comunicação em simultâneo, e 2 canais para sinalização.
RDIS
Rede Digital Integrada de Serviços - Também conhecida por ISDN, é uma tecnologia quer permite a transmissão digital de voz, fax e dados sobre linhas de cobre. Pode ser fornecida em acessos básicos (2 canais de comunicação simultâneos) ou acessos primários (30 canais de comunicação simultâneos). Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/RDIS para mais informações.
SPAM
SPAM são mensagens de correio electrónico não solicitadas, usualmente enviada para múltiplos destinatários. Este tipo de mensagens costuma ter conteúdos publicitários para venda de produtos e serviços (como Viagra), programas maliciosos (como vírus), chain letters, estelionato (phishing), entre outros. Hoje em dia o SPAM representa a maior parte das mensagens que circulam na Internet, representando um incómodo e perca de produtividade. Para mais informações consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam.
VoIP
Voice over IP - Voz sobre IP, também chamada telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o encaminhamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no protocolo IP, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados. Para mais informações ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Voip.



RSS